ICAVC realiza IV SIPAT

iv sipat icavcAconteceu, entre os dias 23 e 27 de setembro, a IV edição da SIPAT do ICAVC!

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho que já tem tradição em reunir os colaboradores para falar sobre mais diversas formas de prevenção de acidentes, teve foco em cuidado com o colaborador.

Para abrir a semana, os colaboradores puderam participar de uma palestra sobre Alcoolismo, doença que acomete 10% a 12% da população mundial e 11,2% dos brasileiros. Ministrada pelo Conselheiro Representante Sociedade Civil e participante do AA (Alcoólicos Anônimos), Antonio Mariano, os colaboradores conheceram mais sobre a incapacidade de controlar a ingestão de álcool, bem como os desafios encontrados durante o tratamento, que deve ser feito durante a vida toda.

No dia 24, Robson Zamboni, psicólogo e Técnico em Prevenção de ISTs, HIV e AIDS, fez um importante bate papo sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de camisinha. Lembrou que o atendimento e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS “Não vamos fechar os olhos para isso. Hoje em dia nós temos medicamentos que inibem o HIV e torna o vírus intransmissível para os parceiros. A gente exalta também a importância do pré-natal, do PrEP... É necessário falar sobre esses assuntos”, disse Robson, que ainda falou sobre a falta de interesse dos homens em participar de eventos que falam sobre saúde sexual, o que gera mais desinformação e preconceito. 

O meio da semana ficou marcada por dois bate papos sobre saúde mental com o psicólogo Everton Ramos Jordão de Aguiar, que levantou para debate diversos temas, inclusive o destaque nesse mês, Setembro Amarelo: a depressão. “Os números a respeito de afastamentos, diagnósticos de depressão, ansiedade e de stress estão aumentando a um ritmo preocupante, a própria OMS já fala na depressão em 2020 como a doença mais incapacitante. Por isso a importância de cada vez mais falarmos sobre esse tema e sanar dúvidas”, disse Everton. “Conheci de perto a rotina de quem trabalha em hospital e sempre que tive a oportunidade, acolhia a fala carregada de dúvidas e sofrimentos dos que diariamente lidam com enfermidades graves e que exigem muito de sua saúde física e emocional. Me deparei muitas vezes com pessoas tão envolvidas com a saúde do outro, que pouco pensavam em sua própria”, contou ele que completou agradecendo o convite e dizendo que espera ter outras oportunidades de realizar trabalhos igualmente importantes e que impactem de forma positiva quem se dedica tanto ao outro, como nossos colaboradores.

A autoestima também é um assunto muito significativo quando falamos de saúde mental, então os últimos dois dias da SIPAT foram especialmente reservados para cuidar do bem estar dos colaboradores. Quem passou pelo Anfiteatro do Centro Hospitalar pôde receber uma limpeza facial e maquiagem para se sentir mais confiante! Para isso, tivemos o apoio da equipe Mary Kay, representada pela Michelle Silveira, que também ministrou palestra sobre Padronização de Beleza para Área da Saúde.

Para Patrícia Oliveira de Lima, técnica em segurança do trabalho do ICAVC e coordenadora do evento, a SIPAT é um importante momento para discutir a segurança do trabalhador e sair da rotina.

Agradecemos a participação de todos os colaboradores e palestrantes que dedicaram um tempo para falar de fundamentais tópicos para o bem estar do colaborador e, consequentemente, trazer benefício aos nossos pacientes!