98 anos de pesquisa e luta contra o câncer

Em 2018 o Instituto de Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho completa 98 anos de uma história cheia de lutas e conquistas. Olhando para trás é fácil enxergar porque nos enchemos de orgulho ao lembrar de nosso passado. 

O Doutor Arnaldo Vieira de Carvalho, até então diretor da Faculdade de Medicina e da Santa Casa de São Paulo, idealizou um projeto para a fundação de uma instituição que se destina ao estudo e tratamento do câncer, utilizando-se do radium e de outros métodos eletro-físicos e cirúrgicos. Acatada a sugestão para criação desse centro de pesquisa, comissões foram montadas para o desenvolvimento do projeto. 

Após a morte de Doutor Arnaldo, a obra foi finalizada e traçaram-se como primeiros grandes objetivos incentivar a pesquisa relativa ao câncer, apoiar movimentos de conscientização e promover cursos de especialização na área.

 Primeiro centro anticanceroso do Brasil, o Instituto realizou a primeira retirada de um tumor em 1934. A cirurgia foi executada pelo doutor Pedro Ayres Netto e auxiliada pelo doutor Zid Albuquerque. Dois anos mais tarde, o ICAVC foi reconhecido pelo Governo Federal como instituição de utilidade pública. E como a cada que ano que passa o volume de trabalho se intensifica, a meta de todos os colaboradores do Instituto é aperfeiçoar o serviço especializado e prestado.