Demo

Projeto Saúde com Consciência

No mês de Agosto de 2016 foi inaugurado aqui no Instituto o trabalho de Práticas Integrativas e Complementares implementado pela equipe do Projeto Saúde com Consciência, numa bem sucedida parceria com a equipe da Humanização. O principal objetivo do Projeto é promover o bem-estar e a saúde integral dos pacientes e colaboradores.

As Práticas Integrativas e Complementares estão regulamentadas no Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2006 e visam o enriquecimento global da saúde humana e da prática médica, associando à Medicina Convencional as abordagens da Medicina Tradicional Chinesa, da Medicina Antroposófica e também da Homeopatia e Fitoterapia. Em meados da década de 1980, iniciou-se um movimento nacional entre os profissionais da saúde para o reconhecimento e aplicação dessas práticas no SUS, movimento esse que segue as orientações da Organização Mundial da Saúde, que, desde o início da década de 1970, formula políticas de incentivo e fomento para essa área.

A equipe do Projeto Saúde com Consciência atua nas Práticas Integrativas e Complementares realizando atividades que se encaixam em três frentes: percepção corporal; meditação/visualização criativa e imposição de mãos. Os membros são pesquisadores multidisciplinares do Centro de Estudos da Consciência, uma associação dedicada ao desenvolvimento humano que apresenta como principais bases de pesquisa o comportamento e a espiritualidade.

 

Rafael Souza

Biomédico do Departamento de Desenvolvimento e Pesquisa

REDES SOCIAIS

fb   yt