Demo

Ação entrega tsurus confeccionados em MS para pacientes de hospital em SP

Além de 600 pacientes, colaboradores do Instituto de Câncer Dr. Arnaldo receberam as dobraduras em papel como simbolo de paz e esperança

A ação “1000 tsurus por 1 desejo” que nasceu em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul (MS) superou a meta e com ajuda de muitos voluntários conseguiu captar 13 mil tsurus - ave sagrada do Japão - símbolo de saúde, esperança, boa sorte, felicidade, longevidade, paz e fortuna. Ontem, 26 de outubro, cerca de 1.200 deles foram entregues para pacientes e colaboradores do Instituto de Câncer Dr. Arnaldo, em São Paulo.

A confecção dos origamis envolveu campo-grandenses, comunidade japonesa, associações, internas do Presidio Feminino Irmã Irma Zorzi, internos da Unidade Educacional de Internação (Unei), voluntários de cidades do interior de MS, de outros Estados e de vários países do mundo.

Segundo a lenda japonesa, se uma pessoa chegar a fazer mil tsurus, usando a técnica do origami, a secular arte japonesa de dobrar o papel, e mantiver em sua mente um desejo, ele poderá ser realizado.

Início da entrega - O Ministro da Saúde, Ricardo Barros recebeu um exemplar de tsuru em Brasília (DF), no dia 6 de outubro. A entrega do tsuru aconteceu pela organizadora do evento Lígia Oizumi durante agenda do diretor presidente da Santa Casa de Campo Grande, Esacheu Nascimento. O gesto marcou o início oficial das entregas das dobraduras para crianças e adultos que estão em tratamento em hospitais.

Além de confeccionar as aves, os voluntários levaram as aves em papel na Santa Casa de Campo Grande, maior hospital de MS, Maternidade Cândido Mariano e Proncor. Agora, a ação atravessou o Estado e chegou à São Paulo.

Para a organizadora da ação, Ligia Oizumi, a campanha já atingiu seu objetivo. “A ação de parar por uns minutos e ensinar um pouco da cultura japonesa, para que um simples papel se torne um pássaro, sagrado no japão, carregado de boas energias e sentimentos, como desejos de paz, boa sorte, saúde e esperança mobilizou uma corrente com mais de 1000 pessoas. Essa entrega em São Paulo é mais uma etapa dessa ação do bem e a forma de levarmos nosso carinho e amor de forma concreta”, finaliza.

Para o presidente do Instituto de Câncer Dr. Arnaldo, Sérgio Innocenzi, a ação “1000 tsurus por 1 desejo” traz esperança aos pacientes. “Agradeço esse belo trabalho desenvolvido pelos voluntários da ação do bem ‘1000 tsurus por 1 desejo’ para trazer aos nossos pacientes alguma esperança, alguma mensagem de otimismo através dos Tsurus. Essa mensagem traz conforto e esperança de que através de um pensamento positivo nós podemos conseguir atingir nossos objetivos. Então é com grande alegria que recebemos a Sra. Lígia Oizumi, neste ato, para nossos pacientes e nossos colaboradores, e nos colocamos a disposição para quaisquer que sejam as ações destinadas ao bem estar e ao maior conforto de nossos pacientes e colaboradores.”, afirma.

Serviço
Evento: Ação do Bem “1000 Tsurus por 1 desejo”
Local: Instituto de Câncer Dr. Arnaldo
Horário: das 9h até às 18h
Informações: (67) 9 8421-1816 (Ligia - organizadora e que está em SP, neste momento) / 9 8185-9733 (Marcelo Varela)

REDES SOCIAIS

fb   yt