Demo

Câncer de Colo Uterino

O que é colo uterino?

Situa-se na parte inferior do útero e comunica a vagina com o útero por meio de um orifício. É por esse orifício que a menstruação escoa através da vagina, e que o espermatozóide entra no útero e alcança a tuba uterina para se encontrar com o óvulo e formar o zigoto (futuro embrião) e por onde o feto sai durante o parto vaginal. É a parte do útero que o médico ginecologista visualiza quando coloca na vagina um aparelho chamado espéculo.

O colo do útero tem formato de cone e seu tamanho varia de 3 (três) a 6 (seis) centímetros na mulher adulta. Sofre vários traumas durante a vida da mulher adulta e a relação sexual representa o principal. É sítio de várias doenças, dentre elas inflamatórias, infecciosas e o câncer.

O que é o câncer do colo uterino?

É uma doença grave que começa no colo uterino em uma região no início de seu orifício chamada junção-escamo-colunar(JEC) e pode se espalhar para órgãos vizinhos, como a bexiga urinária, o reto, o anus e também para outros órgãos do corpo.

Quais os sintomas?

Mesmo sem sintomas é importante realizar o exame Papanicolau.

Os principais sintomas são: corrimento vaginal, sangramento e dor pós-relação sexual.

Outras doenças têm os mesmos sintomas, por isso se tiver um dos sintomas acima, não deixe de consultar um médico especialista.

Como podemos previnir?

Por meio de duas ações, as VACINAS contra o HPV (uma contra dois subtipos desse vírus e uma contra quatro subtipos desse vírus) recomendadas para mulheres entre 9 (nove) e 29 (vinte e nove) anos, considerada medida preventiva e que ainda vai demorar algum tempo para avaliarmos sua real eficácia.

E a mais importante que é o exame conhecido como PAPANICOLAU. Este exame consiste na coleta de células descamadas do colo uterino ou diretamente do orifício do mesmo durante o exame ginecológico. As células colhidas são colocadas em lâminas que após coloração especial são lidas por citopatologistas e classificadas em lesão pré-maligna, que ainda não é câncer, e lesão maligna, que é câncer na maioria das vezes.

O que causa o câncer do colo uterino?

Atualmente o principal agente responsável pelo surgimento do câncer do colo uterino é o Papiloma Vírus Humano ,conhecido como HPV.

Como se adquire o HPV?

Principalmente através de relações sexuais. Mulheres que não tiveram relação sexual dificilmente desenvolvem câncer do colo uterino.

Quais são as mulheres com mais risco de desenvolverem câncer do colo uterino?

Aquelas com início precoce das relações sexuais, vários parceiros, com higiene íntima precária, que tiveram vários partos, tabagistas e usuárias de pílulas para evitar filhos (geralmente as mulheres que utilizam pílulas anticoncepcionais não utilizam preservativo, desta forma expondo-se as doenças sexualmente trasmissíveis), com história de várias infecções genitais e principalmente aquelas que não fazem o exame de PAPANICOLAU.

Como se faz o diagnóstico?

Quando o exame de PAPANICOLAU detecta alterações celulares a paciente é orientada a fazer uma biópsia do colo uterino (colposcopia e biópsia do colo do útero). Quando o exame anátomo-patológico se apresenta naquelas fases consideradas pré-malígnas(prevenção primária) a paciente tem cura.

Como se trata?

Nas fases pré-malígnas (chamadas NIC I, II e III ) o tratamento é cirúrgico e consiste na retirada do colo uterino por meio de cirurgia conhecida como CAF (Cirurgia de Alta Frequência) e o colo uterino é encaminhado para análise mais detalhada. Nas fases mais avançadas da doença além da cirurgia as pacientes podem ser encaminhadas para tratamento com quimioterapia e radioterapia.

Prof. Dr. Carlos Elias Fristachi
Oncoginecologista e Mastologista 
CRM 44605

REDES SOCIAIS

fb   yt